Seja Bem Vindo!!

"Uma pessoa de raros dons intelectuais, obrigada a fazer um trabalho apenas útil, é como um jarro valioso, com as mais lindas pinturas, usado como pote de cozinha" Schopenhauer

N-O-T-Í-C-I-A-S

Loading...

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Regra e exceção não tem mais regras


Desde criança aprendemos seguir regras para viver organizadamente em sociedades. No entanto, nos últimos tempos, as regras parecem ter-se tornado exceções e vice-versa. E o mal exemplo vem de quem deveria dar bom exemplo!!(Ver charge)

A corrupção que sempre exixtiu nas estruturas governamentais expôs-se à luz desde o Governo Collor. Ela está a nossa vista, e isso gera uam situação de libertinagem social que a psicanalista brasileira Maria Rita Kehl muito bem descreveu em um artigo, publicado em um grande jornal nacional.
VEJA SÓ:

Disse ela que estava andando em uma calçada de Copacabana, no Rio de Janeiro, quando notou dois rapazes de periferia engraxando os sapatos de um turista. Ao terminar o serviço, taxaram o preço de 50 reais. O turista achou muito e deu uma nota de 10 reais. O engraxate olhou bem para o freguês e arrancou da sua carteira uma nota de 50 reais. Assustado, o estrangeiro resolveu ''"cair fora".

Maria Rita, que observava tudo, não conseguiu deixar de protestar: "Cara, você vai cobrar 50 reais para engraxar os sapatos do gringo?".
O engraxate simplismente respondeu: "Se eu quiser, cobro cem, cobro mil, e a senhora não se meta com a gente".
E o outro remendou:
"Vai buscar o mensalão, madame, que este aqui é nosso".

Com a base nessa experiÊncia, ela concluiu:

"Não é difícil compreender que a bandidagem escancarada entre representantes dos intereses públicos (os politicos) autoriza definitivamente a deliquência no resto da sociedade. O termo mensalão já se tornou sinônimo de patifaria generalizada: [...] estamos todos à deriva. É a lei do salve-se quem puder [...]."

E, assim, o exemplo que "vem pra cima" mostra ao povo que o melhor é "se dar bem", ou, como dizia o comercial ntigo de cigarros que deu origem à famosa Lei de Gerson, "é preciso levar vantagem em tudo, certo?". Isso autoriza os indivíduos a fazer o que quiserem: "Se os poderosos fazem, por que eu não posso fazer também??".

----Trecho tirado cp.3 Indivíduo e Sociedade.

Agora eu lhe pergunto: TODA REGRA TEM UMA EXCEÇÃO SE ISSO É UMA REGRA, ENTÃO QUAL É SUA EXCEÇÃO??
Inessa Araújo

2 comentários:

  1. kra eu i 1 amigo meu ta na maior descusão devido esse asunto por q eu falei pra ele q regra pra ser uma regra de verdade ñ deveria terr exceção ai eu queria sab se eu to certo ou errado

    ResponderExcluir